-
Arquitetos: Rémy MARCIANO architecte
- Área: 5300 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Florence Vesval
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Decayeux, Francesconi Architectural Light, Otis, Pottery Pots, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa no telhado fala sobre escala, o ser humano, habitante de sua moradia e de seu ambiente construído. Tentou-se encontrar coerência e diálogo com as múltiplas escalas e tipologias presentes em seu contexto próximo. Este trabalho volumétrico permitiu pensar em continuidade com o contexto circundante através de uma preocupação das escalas e transição envolvidas.
É na avenida Alexandre Dumas, a passagem dos prédios urbanos da avenida de Mazargues e das antigas fábricas, para os pavilhões da avenida Clot Bey. Essa transição é sustentada pelo edifício que assume as duas escalas: a mais regular e urbana, e a do suburbano, através dos volumes dos dois últimos níveis tratados como casas no telhado. No interior, a fachada é tratada na forma de estratos paisagísticos, através de jardins de terraços que continuarão a paisagem do jardim.
Esses jardins em camadas permitem um relacionamento mais suave e harmonioso do edifício com o equipamento e seus usuários e fortalece as duas partes. Cada casa tem espaços ao ar livre generosos, filtrados através de tramas metálicas, criando sombra e um espaço íntimo como uma sala de estar ao ar livre. Os telhados do edifício são habitados como casas por grandes terraços plantados.